Alimentos orgânicos x convencionais. Você sabe o que você come?

NOVO LINK: WWW.AGORASOULEVE.COM.BR

14404745428y285

Esse ano foi um ano de transição para mim, terminei a faculdade e me deparei com um mundo completamente diferente do que eu estava acostumada, agora eu teria que me tornar “gente grande” e ter total responsabilidade pelos os meus atos. Os tempos de estágio terminaram e eu entrei para um mercado que me fez repensar, os meus sonhos não eram mais os mesmos, muito menos minha cabeça.

Pedi as contas e me joguei no mundo, sozinha e com pensamentos a mil comecei a refletir sobre o modo como vivemos, consumimos e nos alimentamos. A comida foi o fator decisivo para eu mudar completamente meus antigos padrões, aquilo que eu vinha ingerindo, colocando para dentro do meu corpo, podia estar coberto de venenos e modificações que poderiam causar um belo estrago no futuro. Optei por ter uma alimentação mais orgânica possível, ou seja, troquei o que pude por versões orgânicas. E o que eu realmente estou mudando?

Qual a grande diferença entre uma maçã orgânica e uma não orgânica?

1444281804k7cqz

Esteticamente não muda muito, os nutrientes são os mesmos, mas a maçã orgânica foi produzida sem aditivos, químicos, agrotóxicos e não foi geneticamente modificada para parecer mais bonita, saborosa ou evitar pragas. Ou seja, a aparência é a mesma, os nutrientes também, mas ao comer alimentos orgânicos não estamos ingerindo nenhum desses químicos que são usados para abaixar custos e produzir mais. A produção de alimentos com agrotóxicos e geneticamente modificados não afetam só a gente, ela também contamina o solo, os rios.

Aditivos químicos, agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas são realmente ruins para nossa saúde?

Aqui no Brasil nós temos um órgão regulador que fiscaliza o que faz bem e o que faz mal para a saúde, a Anvisa (Agencia nacional de vigilância sanitária). Pesquisas feitas por eles mostrou que muitos alimentos têm doses excessivas de agrotóxicos permitidos por lei. E essas doses são um mistério pois não sabemos o quão mal elas irão fazer para nós daqui a 10, 15 anos. É preocupante pois não sabemos o quanto disso estamos ingerindo e como isso vai afetar nosso corpo.

E por que o alimento orgânico é melhor?

Pequenas doses de agrotóxicos podem não fazer tanto mal, mas se quisermos manter uma dieta com base em frutas, vegetais, hortaliças e grãos, temos que estar conscientes de que estaremos ingerindo excessos e excessos de “veneno”. E não sabemos como o nosso corpo vai reagir com tudo isso no futuro. Além disso o alimento orgânico é amigo do solo, do meio ambiento, dos animais e nossos. Você tem o poder de escolha, você escolhe o que faz bem e o que te deixa feliz. Você é o que você come e o alimento faz parte do seu corpo 🙂

Publicado por Ana Carolina Barros

Alguém que quer ver uma mudança no mundo, mas sabe que para isso acontecer temos que mudar o modo como levamos a vida.

Deixe um comentário