Mindful eating – O comer consciente <3

NOVO LINK: WWW.AGORASOULEVE.COM.BR

Nos dias de hoje a gente se depara com várias práticas alimentares que podem não fazer bem para o nosso corpo. Comer pouco e comer muito são igualmente ruins para o organismo. A linha tênue entre esses dois tipos de alimentação é muito difícil. Somos bombardeados por dietas para ter o corpo perfeito, por um lado, e por outro estão as “Incríveis” campanhas de marketing de produtos industrializados e gordurosos. Às vezes é difícil escutar o nosso próprio corpo quando tanta gente te diz o que fazer.

O termo mindful eating (comer consciente) apareceu pra mim por puro acaso, estava lendo uma entrevista interessantíssima da nutricionista Paola Altheia para o Think Olga (aqui). Essa entrevista é de novembro de 2014, um ano atrás, mas apareceu por acaso no meu feed de notícias depois que os depoimentos de uma blogueira fitness causaram reboliço na internet. Confesso que ainda não li muito do material de Paola, que tem um blog chamado Não Sou Exposição, que fala de transtornos alimentares, gordofobia e autoestima. Como confio no Think Olga eu resolvi pesquisar sobre mindful eating pelas redes.

Mindful eating em exemplos:

Pizza. Sexta é dia de pizza. Não uma pizza qualquer. Uma pizza grande, gostosa, saborosa. E essa sexta eu pedi uma pizza meia pepperoni (gente, como escreve essa palavra?) meia portuguesa, com a borda recheada de cheddar (<3). Sexta não é só um dia de comer pizza, é um dia de sentar e reunir a família, trocar palavras, risos e experiências. Entre conversas e garfadas eu terminei meu primeiro pedaço de pizza de pepperoni, ficamos conversando mais alguns minutos enquanto um pedaço da pizza de portuguesa me encarava, mesmo cheia/satisfeita eu peguei esse outro pedaço e o devorei. Foi quando eu reparei que em nenhum momento eu saboreei aquilo que eu estava comendo, eu só engoli, foi compulsivo, foi exagerado, foi rápido. E eu ainda repeti.

Eu já conhecia o termo mindful eating mas nunca tinha reparado que esquecemos de fazer algo tão simples. Sentir nosso corpo e nossas necessidades.

Ta, e o que isso tem a ver com comer consciente?

Primeiro. Eu comi sem pensar, sem sentir.

Segundo. Ainda repeti quando eu já estava satisfeita.

Comer consciente é sentir, saborear, entender o alimento. É parar quando seu corpo pede para parar. É escolher bem seus alimentos. É estar em comunhão com todo o processo de se alimentar. Sentir o seu corpo e como ele reage aos alimentos é muito importante para se manter uma dieta saudável. Fazendo isso você se entende melhor, percebe quais alimentos te faz bem e quais te faz mal.

dicas para comer consciente

Para finalizar eu vou colar dois links aqui que abordam o Mindful eating de uma forma mais sensorial e profunda do que eu, quis ser prática. Mas acho que um outro olhar pode agregar muito. O primeiro é do blog Cozinha consciente de Mônica Souza (aqui) e o segundo é do site IG Saude (aqui). A Ariela Bello do A Saúde simples também escreveu uma ótima matéria sobre isso (aqui).

E lembrem-se entender o próprio o corpo é o primeiro passo para uma dieta saudável.

Aproveitem 🙂

Publicado por Ana Carolina Barros

Alguém que quer ver uma mudança no mundo, mas sabe que para isso acontecer temos que mudar o modo como levamos a vida.

3 comentários em “Mindful eating – O comer consciente <3

    1. é rubens, vivemos em um mundo tão agitado e somos tão ansiosos que acabamos comendo sem pensar, sem sentir. Escolhemos comidas rápidas ao invés do que realmente faz bem! Faço muito isso também… mas aos poucos podemos mudar isso 🙂

      Curtir

Deixe um comentário